DGS alerta para redução do consumo do sal
20 mil episódios de AVC num ano.
Em 2014 registaram-se em Portugal 20 mil episódios de acidente vascular cerebral (AVC) isquémico, que levaram a 250 mil dias de internamento hospitalar, revela o relatório "Portugal – Doenças cérebro-cardiovasculares", apresentado esta quinta-feira em Lisboa.
Segundo o relatório do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde (DGS), em comparação com outros países europeus, em Portugal verifica-se que a mortalidade isquémica cardíaca situa-se abaixo da média europeia, ao contrário do que ocorre com a mortalidade por doença cerebrovascular.
"É necessário os portugueses reduzirem para metade o consumo de sal e substitui-lo pela utilização de ervas aromáticas na confeção dos alimentos", sublinhou Francisco George, diretor-geral da Saúde, no final da apresentação do estudo.
Segundo o relatório, de uma forma global verificou-se a uma melhoria dos indicadores sobre doenças cérebro-cardiovasculares. No entanto, as doenças cardiovasculares mantêm-se como a principal causa de morte em Portugal.
"É necessário que as doenças cérebro-cardiovasculares se mantenham no topo das prioridades no que se refere ao planeamento em saúde", sublinha Rui Cruz Ferreira, coordenador do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, realçou a importância dos cidadãos "identificarem os sinais de alerta" em caso de AVC e procurarem de imediato assistência especializada, ao nível dos cuidados hospitalares.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt