page view

Fast Food: risco para a saúde a cada dentada

É um risco sério de doença.

16 de janeiro de 2016 às 09:38

Pizzas, hambúrgueres e sandes acompanhados por doses generosas de batatas fritas com sal e molhos de maionese, refeições regadas com bebidas refrigerantes, altamente calóricas, conquistam estômagos mais ou menos jovens pelo sabor e aparência apetitosa, mas preocupam os médicos. A preocupação deve-se ao risco de doença a que está associada a ingestão de comida pronta, que contém elevado teor de gordura e sal.

Para os especialistas, não há dúvidas de que o consumo regular de comida pronta (fast food) causa doenças que elevam o risco de morte: obesidade, diabetes, aumento dos valores da tensão arterial e colesterol e o aparecimento de problemas cérebro-cardiovasculares.

O preço baixo facilita o acesso à comida pronta, a indústria sabe vender os produtos e as campanhas publicitárias ajudam a conquistar o público. Além disso, os sabores estimulam de forma intensa uma resposta à sensação de bem-estar e os alimentos são visualmente apelativos, que cativam em particular jovens e pessoas de baixo poder económico.

O impacto que o consumo da comida pronta tem na saúde dos portugueses levou o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, a defender a criação de um imposto sobre esses alimentos, que considera de "lixo alimentar". A sugestão foi considerada polémica mas o bastonário justificou a ideia alegando que a venda destes alimentos seria uma forma de financiar o Serviço Nacional de Saúde, porque mais tarde irá tratar os problemas causados pelo seu consumo excessivo.

Queimar calorias

Basta lembrar que comer um hambúrguer duplo com queijo equivale a ingerir 2200 calorias de uma só vez, sendo necessário correr uma maratona (42 quilómetros) para queimar essas calorias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8