Dor constante nos joelhos pode indicar artroses ou até lesão no menisco

Desconforto pode ter origem em lesões musculares, fraturas e até sobrecarga física.

06 de abril de 2019 às 12:30
correr, desporto, sol Foto: Getty Images
correr, sol Foto: Getty Images
correr, running, atletas, corredores Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

Sentir dor de forma constante nos joelhos pode ser um sinal de alerta para problemas como artroses ou até lesões no menisco.

Por ser uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano, o paciente deve estar atento a algumas características da dor, assim como a outros sintomas, como febre e instabilidade no membro.

Pub

"As especificidades do doente, a localização da dor, as circunstâncias do seu aparecimento, as manobras que a desencadeiam e as suas características dão ‘pistas’ clínicas para o apuramento da causa que posteriormente se confirma com os exames complementares de diagnóstico", explica ao Correio da Manhã João Gamelas, coordenador da Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

O diagnóstico é realizado com recurso à história clínica do paciente, e com exames como radiografias, ecografias, tomografia computorizada (TAC) e ressonância magnética.

Pub

As causas para a dor nos joelhos, também conhecida como gonalgia, são várias: lesões musculares, fraturas, sobrecargas físicas sistemáticas, que dão origem a tendinites, patologia reumática, artroses e tumores, entre outras.

"Ainda que muitas das causas de gonalgia sejam benignas, provocando dores transitórias, algumas são graves e podem deixar sequelas, pelo que, em caso de dúvida e/ou de persistência da dor, é importante consultar um médico especialista em patologia do joelho", recomenda o clínico.

Regra geral, a gonalgia é mais frequente em idades avançadas, relacionando-se "com a evolução do processo degenerativo articular, podendo existir uma predisposição familiar para o desenvolvimento", acrescenta.

Pub

A terapêutica a adotar para as diferentes patologias é geralmente conservadora, ou seja, com recurso a medicação e fisioterapia, mas em casos mais graves a cirurgia pode mesmo ser a única solução.

Exercícios de alongamento podem ajudar

Normalmente, a fisioterapia recorre a exercícios de alongamento, mobilização articular e de fortalecimento dos músculos para garantir a estabilidade das articulações. Podem também ser utilizados aparelhos de eletroterapia.

Pub

Sinais de artrose no joelho podem variar

"As manifestações clínicas da artrose do joelho variam segundo o compartimento afetado, o estádio em que se encontre e a causa responsável", explica João Gamelas, alertando para o facto que "o sintoma dominante é a dor".

"Evitar atividades que agravem a dor no joelho"

Pub

João Gamelas, médico no H. Lusíadas Lisboa

CM - Como se distingue a dor no joelho proveniente de um esforço físico de um problema mais grave?

João Gamelas – A dor no joelho com maior probabilidade de ser benigna é aquela que aparece em jovens, apenas durante ou após o esforço, e sem outra sintomatologia associada, como o aumento de volume do joelho.

Pub

– Que tipo de atividades devem ser evitadas quando existe dor?

– Evitar todas as atividades que provoquem ou agravem a dor no joelho, imediata ou tardiamente após a atividade sendo, nestes casos, recomendado o repouso até ao esclarecimento de diagnóstico e tratamento adequado.

– Que comportamentos deverão ser adotados?

Pub

- Estilos de vida saudável, com prática de exercício físico adaptado às eventuais condicionantes de saúde e sem excesso de peso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar