Efeitos das bebidas com gás no corpo

Bebidas gaseificadas atuam da mesma forma que a heroína.

04 de setembro de 2015 às 20:13
bolacha, Coca-Cola Foto: Ana Catarina Martins
Partilhar

Consome bebidas com gás todos os dias?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Consome bebidas com gás todos os dias?

As bebidas com gás não são saudáveis. Apesar disso têm milhões de fãs em todo o mundo que não abdicam de beber um copo sempre que lhes apetece. Não resistem à tentação. Tudo porque este tipo de bebidas estimula pontos de prazer no cérebro, atuando da mesma forma que a heroína.

Pub

Niraj Naik, um ex-farmacêutico britânico, era um dos admiradores deste tipo de bebida. Consumia cerca de duas latas de cola por dia. Agora conta ao CM que foi obrigado a deixar de o fazer quando descobriu que sofria de colite ulcerosa, uma doença inflamatória nos intestinos.

Pub

Depois de investigar o assunto, o antigo farmacêutico garante ter descoberto que a sua bebida preferida foi a principal responsável pela doença, revelando inclusive informações que permitem saber exatamente como atua uma bebida com gás uma hora depois de ingerida. (Clique na imagem para ver o gráfico)

"Aprendi que bebidas e alimentos processados e ricos em açúcares, como o xarope de milho e a frutose, impedem que as bactérias benéficas cheguem aos intestinos e aumentam a probabilidade de inflamações, por isso deixei de consumi-los. Estou feliz por poder dizer que estou em fase de remissão da doença auto-imune desde 2010 sem precisar de medicação", explica Niraj Naik ao Correio da Manhã

Água e chá são as melhores bebidas

Pub

Para prevenir futuros problemas de saúde como a obesidade, doenças cardíacas e diabetes, o britânico aconselha que se substitua o consumo de bebidas gaseificadas por água com sumo de limão natural ou chá verde. "Este chá [o verde] é um dos meus preferidos porque serve como antídoto para os efeitos nocivos da cafeína", afirma o ex-farmacêutico.

Niraj Naik divulgou os efeitos nocivos de consumir bebidas gaseificadas no seu blogue, The Renegade Pharmacist (em inglês), mas garante que não pretende fazer campanha contra nenhuma marca em particular. "O meu conselho é para aprender a moderar e evitar a dependência de bebidas como esta que não têm benefícios para a saúde", conclui o especialista britânico.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar