Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Um quinto dos jovens tem peso em excesso

Associação garante direito a tratamentos dos seus doentes.
Edgar Nascimento e Marta Louro 8 de Novembro de 2015 às 01:00
Filhos de pais obesos têm maior risco de ter a doença FOTO: Getty Images
Atualmente,20% das crianças portuguesas (314 mil) têm obesidade, uma doença considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI. Má alimentação, falta de exercício físico e o excesso de gordura no organismo são as principais causas para desenvolver obesidade.

Embora não seja uma realidade muito visível, em Portugal existem centros de tratamento destinados a ajudar doentes com este tipo de problema. É nesse sentido que em 2002 foi criada a Associação de Obesos e ex-Obesos em Portugal (Adexo), cujos principais objetivos passam por garantir os direitos dos doentes a tratamentos, apoiando-os também na luta contra a discriminação de que são alvo. Segundo Carlos Oliveira, presidente da Adexo, "é preciso tratar a obesidade em todas as faixas etárias, porque uma criança obesa tem tantos problemas como um adulto". Ainda assim, em Portugal é a partir dos 20 anos que se encontram mais casos de obesidade. Contudo existe uma "incidência crescente e preocupante de excesso de peso e obesidade infantil", explica a nutricionista Ana Justino Jordão.

A crise que se tem feito sentir nos últimos anos agrava ainda mais esta situação, porque "em tempo de crise, as pessoas recorrem a alimentação barata, que é mais calórica", refere Carlos Oliveira.

Já muito tem sido feito para tentar minimizar este problema social, mas não é o suficiente. "É preciso alterar os padrões alimentares e comportamentais dos portugueses", aconselha Carlos Oliveira.

A Adexo marca presença na Check- up, no Pavilhão Atlântico (Lisboa), uma feira de saúde e bem-estar, que conta com a presença de vários especialistas de saúde. A feira começou na quinta-feira e termina este domingo.

jovens excesso peso associação doentes crianças obesidade Organização Mundial de Saúde alimentação
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)