Enxurrada deixa casas alagadas em Proença-a-Nova

Chuva forte provocou estragos e matou animais.

14 de outubro de 2015 às 09:04
14-10-2015_04_11_51 19 enxurrada.jpg Foto: Edgar Martins
Partilhar

Chuva já provocou estragos na sua localidade?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Chuva já provocou estragos na sua localidade?

Duas famílias ficaram desalojadas na aldeia de Esfrega, no concelho de Proença-a-Nova, na sequência da chuva torrencial que na tarde de segunda-feira se abateu sobre a região do Pinhal Interior. No pico da tempestade, entre as 16h00 e as 17h00, o nível de precipitação chegou aos 26,2 litros por metro quadrado. A enxurrada arrastou lama, pedras e troncos de árvores que invadiram casas, garagens, barracões e currais, matando animais e destruindo mobiliário, eletrodomésticos e máquinas agrícolas.

Pub

"Nunca tal vi em 82 anos de vida. Já houve inundações, mas com esta força, nunca", conta Luís Marques, que chegou a andar dentro da casa do filho com a água pelo pescoço. "Chegámos a temer que ele morresse afogado, tal era a altura da lama dentro da cozinha", diz Maria de Jesus, nora do idoso. Sem eletrodomésticos a funcionar, a casa da família está inabitável e os próximos dias serão passados em casa de familiares.

A poucos metros, Bernardino Ribeiro viu a chuvada alagar a garagem onde tinha as alfaias agrícolas e o curral onde mantinha um rebanho de cabras, que ficou reduzido a menos de metade. "Ainda me agarrei aos animais a chorar, mas não os consegui salvar a todos. Quatro cabritos foram levados pela enxurrada e três morreram afogados", conta o agricultor, de 86 anos, que agora faz contas ao prejuízo.

Pub

As duas famílias desalojadas estão a receber apoio do Gabinete Social da Câmara de Proença, que esta terça-feira mobilizou 25 funcionários para trabalhos de limpeza na aldeia, que está sem água e sem energia elétrica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar