Estado vai indemnizar família de ucraniano morto no Aeroporto de Lisboa, avança Eduardo Cabrita
Ministro da Administração Interna relembrou que foi o primeiro "a agir quando muitos estavam confinados, desatentos".
O Conselho de Ministros anunciou esta quinta-feira que, em nome do Estado, vai avançar com uma indemnização à família do cidadão ucraniano que morreu no Aeroporto de Lisboa, em março passado, e que se encontrava à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O anúncio foi feito pela pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou que o valor da indemnização será definido pela Provedora de Justiça. O que sucedeu no dia 12 de março em instalações do Estado no Aeroporto de Lisboa e que determinou a morte do cidadão ucraniano Ihor é absolutamente inaceitável", sublinhou Eduardo Cabrita, admitindo que apanhou "um murro no estômago com esta morte". "
A morte de Ihor Homenyuk nas instalações do SEF levou à acusação de três inspetores daquele serviço por homicídio qualificado, cujo julgamento vai começar no próximo ano.
Eduardo Cabrita relembrou que foi o primeiro "a agir quando muitos estavam confinados, desatentos", referindo que o Ministério da Administração Interna atuou desde logo no final do mês de março/início de abril aquando da detenção de três suspeitos da morte de Ihor Homenyuk e do encerramento temporário do espaço equiparado a centro de instalação temporário.
"Congratulo-me que tantos não perceberam nada do que foi dito, do que disse em março e em abril", afirmou Cabrita perante a apresentação de todos os dados até à data que deram origem a várias diligências no caso da morte de Ihor.
Utilização de botão de pânico
"É uma figura que está recomendada desde 2015 relativamente a todas as instalações policiais", revelou o ministro, acrescentando que o mecanismo é ainda utilizado pela GNR em casos de idosos isolados e para vítimas de violência doméstica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt