Estudada instalação de antenas de telemóveis em roupa

Ideia parte de investigadores portugueses.

11 de abril de 2015 às 07:57
telemóveis, jovens Foto: Agência
Partilhar

Investigadores portugueses estão a estudar formas de instalar antenas para os telemóveis em botões, cintos ou peças de vestuário, melhorando a transmissão e reduzindo o impacto da exposição às radiações, disse este sábado um especialista do INOV-INESC.

"A ideia é, incorporando eletrónica nas peças de vestuário, poder aumentar a qualidade de serviço e o ritmo de transmissão quando estamos a usar os telemóveis", alternativas que são trabalhadas pensando também na defesa da saúde dos utilizadores, explicou à agência Lusa Luís Correia, investigador coordenador do INOV-INESC.

Pub

Quando se distribuem antenas pela roupa, "em vez de estar a usar apenas uma antena, as potências são distribuídas também, tornam-se mais baixas e o impacto que tem a exposição às radiações é também mais baixo", explicou o professor do Instituto Superior Técnico (IST).

Este é um dos exemplos da aplicação das tecnologias da área de telecomunicações, antenas e propagação de sinais estudadas pelos investigadores do IST e referidos por Luís Correia que falava a propósito da realização do encontro anual da EurAAP (European Association on Antennas and Propagation ou associação europeia de antenas e propagação).

O EuCAP 2015 inicia-se no domingo e prolonga-se pela próxima semana, em Lisboa, reunindo cerca de 1.300 especialistas de 55 países que vão apresentar mais de mil comunicações científicas sobre os seus trabalhos de investigação, numa troca de experiências e debate sobre os desenvolvimentos tecnológicos nas comunicações móveis, medicina, defesa, segurança ou espaço.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar