Faltam quase 10 mil vagas no pré-escolar
Governo só garantiu 2788 vagas das mais de 12 mil que tinham sido identificadas.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) assinou esta quarta-feira acordos de colaboração com oito municípios da grande Lisboa (Lisboa, Cascais, Loures, Amadora, Oeiras, Montijo, Moita e Seixal) para abertura de 975 vagas no pré-escolar. Inicialmente, o MECI identificou 30 concelhos com falta de vagas, mas 22 continuam sem acordos, entre os quais Sintra, o mais carenciado, Odivelas e Setúbal.
O Governo já tinha assinado também acordos com seis câmaras do Algarve (Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira) para 17 novas salas com 425 vagas, e também com a autarquia de Santarém (50 vagas), tendo esta quarta-feira também firmado acordo com Castro Marim para 25 vagas. Com as escolas privadas já tinham sido assinados contratos de associação para 1313 vagas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo.
No total, está garantida a abertura de 2788 vagas por autarquias e privados, o que significa que ainda ficam a faltar 9687, tendo em conta que inicialmente foi identificada a necessidade de abrir um total de 12 475 vagas. Está também já a decorrer um concurso para abertura de até cinco mil vagas em instituições de solidariedade social.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt