Febre sem motivo pode ser sintoma de cancro raro

Leucemia Mieloide Aguda tem sintomas comuns a outras doenças. Taxa de cura é baixa a partir dos 65 anos.

20 de setembro de 2025 às 01:30
Tratamento da LMA pode ser por quimioterapia, comprimidos ou injeções Foto: Getty Images
Partilhar

A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um cancro do sangue, raro (afeta cerca de 190 pessoas por ano em Portugal), que não é possível rastrear e que surge de uma semana para a outra. Os sintomas, por serem comuns a outras doenças, podem levar a que o diagnóstico seja mais tardio.

"Há um grupo de sintomas, como o emagrecimento sem causa, febre sem justificação ou suores sem motivo aparente, que surgem no início do cancro. Com a presença de células cancerígenas, os glóbulos vermelhos e brancos deixam de ser produzidos, bem como as plaquetas, podendo resultar em anemia, infeções bacterianas graves ou sangramentos e hemorragias sem razão aparente", explica ao CM Marta Pereira, hematologista da ULS Coimbra.

Pub

Estes sintomas "são muito próprios dos cancros de sangue", e quando surgem é necessário realizar um hemograma, para confirmar o diagnóstico. Nalguns casos, é necessária biópsia à medula. "É um cancro agressivo, que deve ser tratado logo na fase inicial", explica.

No caso dos doentes mais jovens, a quimioterapia pode ser mais agressiva e duradoura, enquanto nas pessoas com mais de 55 anos o tratamento depende de outras doenças que possam existir. "Há doentes que ficam 100% curados, mas a partir dos 65 anos a taxa de cura é muito insatisfatória, com sobrevivência a 5 anos a rondar 20%", alerta Marta Pereira.

Este é o mês de sensibilização para os cancros do sangue.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar