Fundação judaica vai abrir colégio em Sintra

Organização com sede no Chipre quer crescer em Portugal: comprou antiga sede do grupo Impala para transformar edifício. Já está presente em Cascais.

19 de março de 2026 às 01:30
Casal Yael e Uri Poliavich comprou edifício em Ranholas (Sintra) Foto: Vítor Mota
Casal Yael e Uri Poliavich comprou edifício em Ranholas (Sintra) Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

A aquisição, por 8 milhões de euros, do antigo edifício-sede do grupo Impala (detém as revistas ‘Nova Gente’, ‘TV 7 Dias’ e ‘Maria’, entre outras publicações) em Ranholas, no concelho de Sintra, por parte da Yael Foundation é parte fundamental na estratégia de crescimento desta organização filantrópica judaica em Portugal. Criada em 2020, a organização internacional dedicada a apoiar e a expandir a educação judaica em todo o Mundo tem como objetivo criar naquele espaço ‘colado’ ao IC19 - composto por cave, rés do chão e três pisos superiores, totalizando uma área construída de aproximadamente 15 mil metros quadrados - um colégio judaico.

A Yael Foundation, do casal Uri e Yael Poliavich, tem sede em Chipre, atua em 41 países, sobretudo da Europa, apoiando mais de 110 programas e quase 17 mil estudantes. De acordo com o seu site, conta atualmente com um orçamento anual de 42 milhões €. No nosso país, esta organização já está presente através do Chabad Lubavitch of Portugal, centro comunitário judaico situado em Cascais.

Pub

Ao lado do edifício de Ranholas está um terreno, entretanto colocado à venda pela Impala por mais de 1,2 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar