Gordo, meio-gordo ou magro: qual é o leite que deve beber
Impacto da gordura saturada do leite no organismo difere da encontrada na manteiga, óleo de coco e carnes gordas.
Beber leite é uma prática que o ser humano adota desde o nascimento. Gordo, meio-gordo, ou magro, cada pessoa faz a sua opção, tendo em conta gostos e benefícios para o próprio organismo.
Mas qual é o mais saudável? Segundo Nichola Ludlam-Raine, porta-voz da British Dietetic Association, citado pelo The Guardian, a resposta depende da pessoa que bebe o leite. Por exemplo, se for uma "pessoa que precisa de mais energia ou que quer aumentar a saciedade" o leite gordo é mais benéfico por conter mais calorias e gordura saturada. No entanto, o leite meio-gordo ou magro são melhores opções para "as pessoas que controlam o peso ou os fatores de risco cardiovascular" porque fornecem os mesmos nutrientes essenciais com menos calorias e menos gordura saturada”, explica.
O impacto da gordura saturada do leite no organismo difere da encontrada na manteiga, óleo de coco e carnes gordas. Seja gordo, meio-gordo ou magro, o teor de cálcio é bastante semelhante nos três, pelo que o leite é uma boa fonte deste nutriente, assim como de iodo, importantes para a saúde óssea.
No que diz respeito à vitamina A - necessária para o funcionamento das células nervosas (fotorreceptores) sensíveis à luz na retina do olho - o leite meio-gordo tem metade da quantidade presente no gordo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt