Governo anuncia que vinte freguesias sem energia vão ter geradores de grande potência

Gerador servirá para assegurar as infraestruturas críticas.

04 de fevereiro de 2026 às 15:02
Depressão Kristin deixa rasto de destruição na aldeia de Barracão, concelho de Leiria Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

Dentro de "um ou dois dias" 20 freguesias que ainda não têm energia nas zonas mais afetadas pela depressão Kristin vão dispor de um gerador de grande potência para assegurar as infraestruturas críticas, anunciou a ministra da tutela.

Numa visita a trabalhos na linha de alta tensão que liga Batalha a Andrinos, Leiria, a responsável pelas pastas do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, elogiou o trabalho que está a ser feito pelas equipas no terreno, uma semana depois da tempestade, numa altura em que há mais de 80 mil clientes sem eletricidade na totalidade das zonas afetadas.

Pub

"O sistema elétrico é do ponto de vista técnico e de engenharia complexo. É um trabalho que requer pessoas muito capacitadas e são milhares de postes e quilómetros de linhas que têm de ser recuperadas", sublinhou.

A governante salientou que o trabalho nas zonas mais afetadas, como o distrito de Leiria, "é de reconstrução do sistema elétrico, que ficou destruído".

A ministra do Ambiente e Energia garantiu que existem 200 geradores disponíveis, além dos 300 já em funcionamento, que obrigam a uma logística difícil, mas que vão sendo instalados em articulação com as autarquias que os solicitam.

Pub

"A E-Redes tem cumprido as suas promessas. Prometeu que tinha 80% dos clientes com eletricidade ao fim de cinco dias e cumpriu. Temos agora uma nova meta de 85% para sábado", realçou.

Para Maria da Graça Carvalho, "tanto ao nível dos geradores como do restabelecimento das redes de energia está a ser feito um trabalho impressionante, embora saiba que cada caso [sem energia] é um caso dramático".

"Estamos a fazer e a pedir à E-redes que façam o máximo possível e estão a fazer o máximo possível", frisou a governante, elogiando o trabalho realizados em "péssimas condições com chuva e vento, com muitas dificuldades".

Pub

Um total de 83 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12h00 desta quarta-feira, 81 mil dos quais nas zonas mais atingidas pela depressão Kristin, revelou esta quarta-feira a empresa.

Num comunicado, a empresa indicou que às 12h00 desta quarta-feira continuavam sem abastecimento de energia elétrica 83 mil clientes da E-Redes, sendo que, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizavam 81 mil clientes, sobretudo no distrito de Leiria, com 59 mil clientes afetados.

Em Santarém ainda não tinham eletricidade 14 mil clientes, em Castelo Branco cinco mil e em Coimbra três mil.

Pub

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

Pub

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar