Governo apoia visita do Papa em 2022
Cardeal-patriarca diz ao CM que há “abertura total” à vinda das JMJ para Portugal.
O Governo e o Presidente da República apoiam a visita do Papa a Portugal, em 2022, a propósito da quase certa realização no nosso país da próxima edição das Jornadas Mundiais da Juventude. A revelação foi feita ao CM pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para quem "um acontecimento desta dimensão não poderia ter lugar sem o envolvimento das autoridades nacionais".
"Antes de apresentarmos a candidatura, falámos com os diversos órgãos de soberania, nomeadamente Governo e Presidência da República, a saber da sua disponibilidade para apoiar a eventual realização deste evento no nosso país e a abertura foi total", disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Estão em estudo três locais, todos na Diocese de Lisboa, sendo que o preferido da Igreja portuguesa é o Parque das Nações. No entanto, é provável que o encontro reúna mais de 1,2 milhões de jovens e não é seguro que esta zona tenha capacidade para albergar, ao mesmo tempo, tão elevado número de pessoas.
Um aeródromo ou a área circundante da pista de Figo Maduro podem ser alternativas. As JMJ no Panamá contam com 5 bispos e 300 jovens portugueses. O Papa Francisco chegou esta quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt