Han Kang vence Prémio Nobel da Literatura
Decisão foi anunciada na Academia Real das Ciências na Suécia.
O comité da Literatura decidiu, esta quinta-feira-feira, atribuir o Prémio Nobel da Literatura 2024 a Han Kang, escritora sul-coreana, "pela sua prosa poética intensa que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".
Segundo a Academia, "a grande revelação internacional de Han Kang deu-se com o romance "A vegetariana", 2015. Escrito em três partes, o livro retrata as consequências violentas que se seguem quando a sua protagonista Yeong-hye se recusa a submeter-se às normas de ingestão de alimentos. A sua decisão de não comer carne é recebida com várias reacções, completamente diferentes".
O prémio foi anunciado na Academia Real das Ciências na Suécia.
Em 2023, o Prémio Nobel da Literatura foi entregue ao autor norueguês Jon Fosse, de 64 anos, "pelas suas peças e prosas inovadoras que dão voz ao indizível".
Ao longo da semana foram entregues
o Nobel da Medicina, a Viktor Victor Ambros e Gary Ruvkun, o Nobel da Física a John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton e o Nobel da Química a
Na sexta-feira será ainda atribuído o Nobel da Paz. O último prémio, das Ciências Económicas, é divulgado a 14 de outubro, próxima segunda-feira.
Os laureados com o Nobel recebem um prémio monetário de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 968 mil euros) a dividir entre os premiados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt