Hospital de Sintra com procedimento inovador na prevenção do cancro anal
Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra é a primeira na região de Lisboa a realizar Anuscopia de Alta Resolução no SNS.
O Hospital de Sintra, unidade hospitalar da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra), deu um passo importante na prevenção e diagnóstico precoce do cancro anal, com a aquisição de um equipamento de endoscopia de alta resolução que permite disponibilizar aos seus utentes uma técnica inovadora na área da Proctologia.
O novo sistema (Proctostation®) possibilita a realização da Anuscopia de Alta Resolução (AAR), entre outras técnicas de diagnóstico e tratamento, tornando o Hospital de Sintra no primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área de Lisboa a efetuar este procedimento inovador no diagnóstico e tratamento de lesões anais precoces.
Iniciada a 9 de outubro, esta técnica diferenciadora permite detetar e tratar lesões precursoras de cancro anal, nomeadamente com recurso a laser, promovendo uma articulação multidisciplinar entre diferentes serviços da ULS Amadora/Sintra — Gastrenterologia, Infeciologia e Ginecologia — com vista ao rastreio de diferentes subgrupos de doentes. Até ao momento, o Serviço de Gastrenterologia da ULS Amadora/Sintra já realizou nove exames.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt