INEM responde com seis helicópteros no verão
Arranca o transporte de emergência assegurado pela Força Aérea Portuguesa e pela empresa Gulf Med.
O transporte aéreo de emergência sob responsabilidade do INEM é a partir desta terça-feira assegurado por quatro helicópteros da Força Aérea Portuguesa e por dois da empresa Gulf Med.
Os aparelhos da Força Aérea estão operacionais 24 horas por dia, enquanto que a empresa que opera por contrato de ajuste direto está ativa 12 horas por dia.
A Força Aérea conta com equipas médicas próprias, enquanto que a Gulf Med recorre a equipas do INEM.
A presença dos helicópteros sob comando militar será por um período transitório até que fique totalmente operacional a atividade da Gulf Med no transporte aéreo de emergência.
A validação do concurso público estava dependente do visto do Tribunal de Conta que foi decidido esta segunda-feira. O Tribunal de Contas informou que "concedeu o visto ao contrato do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) relativo à locação de quatro meios aéreos e aquisição de serviços de operação e manutenção das aeronaves para o serviço de helicópteros de emergência médica".
A Gulf Med realizou um investimento nos quatro helicópteros Airbus H145 de 40 milhões de euros. No contrato válido até 2030 a empresa vai também desenvolver a formação de pilotos portugueses e criar uma organização de formação certificada em Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt