João Araújo evoca segredo profissional
Advogado de defesa questiona depoimentos de outros advogados.
O advogado Rodrigo Moreira, testemunha chave no processo que envolve a juíza da Relação do Porto Joana Salinas, disse ontem que Alexandra Sá, também arguida, lhe confessou que a juíza lhe pedira para fazer acórdãos. "A Drª Alexandra disse-me que a Drª Joana Salinas queria que ela lhe fizesse os acórdãos", disse o advogado, que partilhava escritório com Alexandra Sá.
Logo a seguir, João Araújo, advogado da juíza (e de José Sócrates, noutro processo), pediu a impugnação da testemunha por violação de segredo profissional. Antes, Araújo tinha feito o mesmo em relação a outra testemunha, a advogada Maria João Ferreira. O Supremo Tribunal de Justiça suspendeu as inquirições e vai solicitar parecer ao conselho distrital do Porto da Ordem dos Advogados. Após ouvir a decisão do tribunal, Rodrigo Moreira pediu a palavra e anunciou que vai deixar de exercer advocacia.
Joana Salinas é acusada de usar 7500 euros da delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, onde era presidente, para pagar a advogadas que lhe faziam acórdãos. A outra advogada é Joana Sá Pereira, que todavia não foi constituída arguida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt