Lavar o cabelo no cabeleireiro pode ser perigoso para a saúde? A ciência explica

Ida a salão de beleza, geralmente segura e relaxante, pode provocar condição de saúde rara.

11 de fevereiro de 2025 às 00:50
Cabeleireiro Foto: Getty Images
Partilhar

A ida ao cabeleireiro pode ser considerada uma atividade relaxante que, à partida, não tem muitos perigos associados. No entanto, a lavagem de cabelo pode trazer riscos sérios à saúde para algumas pessoas, devido a uma condição rara chamada de síndrome do salão de beleza (BPSS, sigla em inglês).

O fenómeno foi identificado em 1993 pelo neurologista americano, Michael Weintraub, segundo avança o jornal Independent. Weintraub verificou que alguns pacientes apresentavam sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) depois de lavarem o cabelo em salões de cabeleireiro.

Pub

A postura desconfortável adotada nos cadeirões, no momento da lavagem, foi apontada como principal razão para os sintomas. Os clientes encostam-se para trás e apoiam o pescoço no lavatório, estendendo a cabeça para trás. A pesquisa revelou que a posição, em conjunto com movimentos bruscos durante a lavagem, pode comprimir ou danificar os vasos sanguíneos que alimentam o cérebro.

Uma pessoa tem um AVC quando o fluxo de sangue para o cérebro é reduzido abruptamente e está normalmente associado a coágulos ou à rutura de um vaso sanguíneo. As células cerebrais ficam, então, sem acesso a oxigénio vital e a nutrientes, o que pode levar a danos no cérebro ou até à morte.

A posição pouco usual do pescoço, na cadeira do cabeleireiro, pode fazer com que as vértebras da parte de cima da coluna pressionem artérias responsáveis pela alimentação do órgão que comanda o corpo humano.

Pub

Existem vários fatores que aumentam a probabilidade de sofrer da síndrome do salão de beleza. A idade é o principal. Mulheres com mais de 50 anos são mais prováveis de ter sintomas de AVC derivados da lavagem de cabelo no cabeleireiro. Pessoas que sofrem de doenças que provocam o estreitamento de vasos sanguíneos ou de artrite na coluna vertebral também estão em risco de contrair sintomas. Apesar da doença estar associada a pessoas mais velhas e com problemas de saúde, pode surgir em qualquer pessoa.

Um estudo suíço de 2016 encontrou apenas dez casos de BPSS entre 2002 e 2013, mostrando que a condição é bastante mais rara que o AVC convencional. Contudo, continua a ser importante ter atenção aos sintomas que possam surgir. Dor de cabeça, tonturas, visão turva, náuseas, dor no pescoço e paralisia de um lado do corpo são alguns dos sintomas mais comuns. Alguns pacientes reportam ainda perda de consciência.

Se está preocupado em relação à BPSS ou costuma sentir desconforto nas cadeiras dos salões de beleza, pode pedir para baixar um pouco o lavatório ou pedir algum suporte para o pescoço durante a lavagem.

Pub

Como a força e o tipo de movimentos utilizados enquanto o cabelo está a ser lavado podem aumentar os riscos, peça uma lavagem suave e rápida para não ficar muito tempo na posição desconfortável. Se sentir algum desconforto, informe o seu cabeleireiro.

Lavar o cabelo no salão de beleza é uma atividade geralmente segura e relaxante para a maioria das pessoas. Além de que é bastante importante para a saúde mental, autoconfiança e autoestima. Portanto, não desmarque a sua ida ao cabeleireiro, mas recorde-se das precauções a tomar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar