Linha SNS24 encaminhou criança para urgência encerrada no Natal. Ministra da Saúde pede auditoria interna
Vanda revelou que o seu filho não foi o único a ser erradamente referenciado.
A Linha SNS 24 reencaminhou uma criança para o Hospital de Torres Vedras num dia em que os serviços de urgência pediátrica estavam encerrados. O caso aconteceu esta quarta-feira, dia de Natal, e vai ser alvo de uma auditoria interna.
Segundo a SIC Notícias, Tiago, um menino de cinco anos que estava com febre há três dias, foi observado numa unidade de cuidados primários. No dia de Natal, quando os sintomas da criança se agravaram, Vanda, a mãe, ligou para a Linha SNS24. Após aguardar uma hora e meia, foi atendida por um profissional de saúde.
Depois do telefonema, recebeu uma mensagem com a indicação para levar o filho às urgências do Hospital de Torres Vedras, apesar de na página da ULS Oeste referir que esta se encontrava encerrada.
A mulher optou por levar o filho a outro hospital, a cerca de 40 quilómetros de casa. O menino estava com uma otite e uma inflamação na garanta. Vanda revelou que o seu filho não foi o único a ser erradamente referenciado.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, confirmou, esta quinta-feira, aos jornalistas que está a par do caso e que pediu uma auditoria interna para averiguar as responsabilidades.
"Parece ter havido falha de comunicação entre o hospital e a Linha SNS 24", disse a governante. "Foram várias crianças, mas nem que fosse só um caso, isto tem de nos preocupar", completou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt