Lusófona: 8680 com creditação de competências
Número de licenciaturas e mestrados atribuídos pela Lusófona.
A Universidade Lusófona de Humanidades e Competências (ULHC) atribuiu 8680 diplomas de licenciatura e mestrado através de processos de creditação de competências, entre 2006 e 2012, refere um relatório da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) de setembro de 2014 a que o Correio da Manhã teve acesso.
Segundo a IGEC, foi deste universo que foram selecionados, pela própria universidade, os 398 processos em que houve creditação profissional, ou seja, em que a experiência profissional dos alunos foi convertida em unidades curriculares. As irregularidades detetadas nestes procedimentos levaram o Ministério da Educação e Ciência a determinar a anulação de 152 cursos. Entre eles está o processo da licenciatura de Miguel Relvas, que deu origem à investigação iniciada em 2009 pela IGEC.
Mas a IGEC admite que haja um número maior de casos com creditação profissional. "Não é possível a esta equipa garantir que no período de tempo em análise não existam eventualmente outros processos com este tipo de creditação atribuída", refere o relatório.
Uma decisão da Comissão de Acesso a Dados Administrativos obrigou o Ministério da Educação e Ciência a disponibilizar à imprensa os 21 dossiês do processo Lusófona.
----
Para mais informação sobre a Universidade Lusófona veja o Correio da Manhã desta quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt