Maior abóbora do País pesa 857 quilos e é algarvia
Agricultor de Paderne, Albufeira, quebrou o recorde nacional que já lhe pertencia.
Pesa 857 quilos e venceu este fim de semana o título de maior abóbora de Portugal. Viajou mais de 500 quilómetros, entre Paderne (Albufeira) e Paredes , para participar na sétima edição do Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes – “O Maior da Minha Aldeia”.
O responsável de tamanha proeza é José Rui Santos, agricultor algarvio que quebrou o próprio recorde nacional com esta hortícola gigante. "Desde a primeira edição que o peso das abóboras que levo a concurso tem vindo a aumentar. A última pesava 699 quilos e este ano consegui quebrar esse recorde com esta de 857 quilos" referiu ao CM o agricultor que se mostrou "bastante feliz com a vitória".
Além da abóbora, apresentou ainda uma melancia de 69 quilos e um melão de 12 quilos, que reforçaram a sua vitória no concurso. O início da plantação destas hortícolas gigantes começa em abril e no início de junho inicia-se a polinização. "A hortícola atinge o pico de crescimento aos 35 dias de polinização, onde chega a crescer 30 quilos por dia. A partir daí esperamos que cresça com estes valores o máximo de dias para ter o máximo de peso possível" explica.
Para conseguir este crescimento nas hortícolas é necessária dedicação de, pelo menos, "duas horas por dia para cada planta", visto que é necessário "estar sempre atento a fungos e bactérias que possam surgir". Ainda assim "dá muito trabalho mas é um gosto muito grande" acrescenta José Rui Santos.
A abóbora gigante vai regressar ao Algarve nos próximos dias e irá estar em exposição na XVI Mostra de Frutos Secos de Paderne, que decorrerá no final deste mês. Depois disso será aberta e doada para instituições de solidariedade social.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt