Manifestação de alunos encerra escola em São João da Talha

Estudantes juntaram-se para protestar contra a falta de auxiliares de educação na escola.

Atualizado a 14 de novembro de 2025 às 21:58
Manifestação de alunos encerra escola em São João da Talha Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Dezenas de alunos uniram-se em forma de protesto e vestiram-se de cor preto na Escola Secundária de São João da Talha, em Loures. Os alunos chegaram à escola e recusaram a entrar no recinto.

Ao que o CM apurou, os alunos juntaram-se para protestar contra a falta de auxiliares de educação na escola. Já vários encarregados de educação já se tinham queixado por falta de auxiliares no estabelecimento, o que muitas vezes leva ao encerramento da escola.

Pub

Esta quinta-feira, a Escola Secundária de São João da Talha tinha apenas duas auxiliares de educação ao serviço para centenas de adolescentes.

Ao que o CM apurou, as auxiliares de educação estão revoltadas com a situação.

O CM falou com a encarregada de assistentes operacionais da escola, Sónia Ferreira, que garante que é uma situação que merece a atenção da autarquia. Refere que chega a fazer horas extraordinárias devido à falta de pessoal.

Pub

Segundo Henrique Faísca, aluno do 12° ano, os alunos vestiram-se de preto para simbolizar o luto pela educação.

Os protestos à porta da escola não são recentes. O CM sabe que já no ano letivo de 2022-2023, os alunos reuniram-se à porta da escola para reivindicar mais assistência.

Apesar da Câmara Municipal estar a par da situação, o número de auxiliares na escola tem vindo a diminuir.

Pub

“A segurança dos alunos fica condicionada, bem como o funcionamento normal de todos os espaços escolares”, acrescenta. “Há alunos com necessidades educativas especiais que precisam de acompanhamento a tempo inteiro e que não estão a ser devidamente acompanhados”, garante.

A PSP foi acionada para a escola e recorreu mesmo ao arrombamento do portão, uma vez que estava trancado com um cadeado.

Os alunos garantem que não sabem quem está por detrás dessa situação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar