Mau tempo prejudica colheita da cereja em Trás-os-Montes

Agricultores pedem ajudas para os prejuízos que tiveram e rezam para que venha o bom tempo.

16 de maio de 2026 às 17:31
Mau tempo prejudica colheita da cereja em Trás-os-Montes Foto: Rita Lino
Partilhar

Em Trás-os-Montes, a colheita de cereja está mais fraca, este ano, devido à chuva intensa que se tem feito sentir nas últimas semanas. Há produtores com quebras a ultrapassar os 50%. “Era um ano que se previa de grande produção porque havia muita cereja mas a chuva veio estragar tudo”, explicou Luciano Silva, que num ano normal colhe cerca de sete toneladas.

Em contas feitas ainda por alto, prevê uma perda na ordem dos 50 mil euros, porque “a cereja está rachada e não dá para vender”, assume.

Pub

O preço do quilo não foi aumentado e continua a custar cerca de três euros. “Nem podemos aumentar, até porque a cereja que temos colhido nem está tão doce como habitual, para não falar das mazelas que tem devido à chuva”, acrescentou Joel Morais, agricultor na aldeia de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os agricultores pedem ajudas para os prejuízos que tiveram e rezam para que venha o bom tempo, para que a cereja que ainda não amadureceu possa ser colhida e chegue com qualidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar