Médica acusada de homicídio por negligência de criança em Évora

Clínica deu alta a Beatriz Martins, uma bebé de 20 meses que acabou por morrer poucas horas depois.

21 de outubro de 2021 às 08:24
Partilhar

Uma médica do hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) foi acusada pelo Ministério Público de um crime de homicídio por negligência (punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa) de uma criança.

O caso remonta a abril de 2019, quando a clínica deu alta a Beatriz Martins, uma bebé de 20 meses que acabou por morrer poucas horas depois.

Pub

De acordo com o comunicado do Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora, a bebé apresentava um quadro clínico de laringite aguda, mas foi-lhe dada alta, no mesmo dia e pela mesma médica, sem que estivesse estabilizada.

“Apresentava uma subida dos batimentos cardíacos e uma diminuição dos níveis de oxigénio no sangue”, pode ler-se no comunicado. De acordo com a acusação, no mesmo dia em que teve alta hospitalar, a criança “acabou por falecer devido a edema da laringe, que impedia a passagem de ar para os pulmões”.

Pub

Em setembro, a Entidade Reguladora da Saúde já havia concluído que a alta foi dada quando a criança “ainda apresentava sinais não tranquilizadores”. Os autos foram enviados para a Ordem dos Médicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar