Médico ataca negacionistas da pandemia e lança farpa a Cristina Ferreira

Gustavo Carona, médico intensivista do Hospital Pedro Hispano, divulgou testemunho polémico nas redes sociais.

30 de outubro de 2020 às 00:09
Partilhar

Gustavo Carona, médico intensivista do Hospital Pedro Hispano e membro da organização Médicos Sem Fronteiras, publicou um vídeo nas redes sociais em que revela que recusou um convite para participar no programa 'Dia de Cristina', da TVI.O médico começa por explicar que a produção o informou que teria de se deslocar ao estúdio, e preferencialmente levar a mãe, para falar sobre a "experiência dos cuidados intensivos" em tempos de pandemia. Gustavo começa por dizer que "não está interessado em contribuir para telenovelas", porque "é tempo de informar e não de contar histórias".  

Gustavo admite que o convite é "representativo da total desorientação que estamos a ver neste momento" e da "incompreensão do desafio que estamos a passar". 

Pub

"Isto está a acontecer. Se nós não percebermos isto, se nós quisermos contar historinhas, ir atrás dos imbecis, dos negacionistas, dos relativistas e das teorias da conspiração, se nós quisermos ir atrás destes anormais, nós vamo-nos arrepender. Isto está a acontecer neste momento".

O médico do Porto diz que "isto vai rebentar" se a pandemia não for levada a sério. "Não é tempo para questionar as autoridades de saúde. Isto não se resolve nos hospitais, isto resolve-se a montante dos hospitais. Não há nada que nós possamos fazer nos hospitais para controlar a pandemia. Isto é um problema de saúde publica, é um problema da sociedade civil, é um problema do nosso comportamento coletivo", alerta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar