Médico de Braga envolvido em contratos de milhões é vice-presidente da entidade que decide processos disciplinares na Ordem

Orgão em questão tem a função de analizar casos delicados que chegam à Ordem dos Médicos.

18 de julho de 2025 às 20:36
Médico e diretor do serviço da Unidade Local de Saúde de Braga, Fernando Vaz Foto: Site da CUF
Partilhar


A Ordem dos Médicos anunciou, esta sexta-feira, ter pedido esclarecimentos à Unidade Local de Saúde de Braga sobre o caso de contratos milionários que envolve o médico e diretor de oftalmologia, Fernando Vaz. Segundo avança a CNN Portugal, o profissional é vice-presidente do Conselho Nacional de Disciplina, entidade responsável pela investigação de casos disciplinares na Ordem.

O especialista de oftolmologia foi um dos 17 membro escolhidos para o orgão em junho de 2024. A entidade em questão tem a função de analizar casos delicados, sendo que a polémica em que está agora envolvido Fernando Vaz poderá vir a ser alvo de investigação da entidade que representa. 

Pub

Recorde-se que o diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga deixou o cargo na terça-feira, dois dias antes de notícias sobre contratos de 27 milhões de euros entre a sua empresa privada e aquele hospital, foi esta sexta-feira anunciado. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Braga (ULSB) refere que o diretor de Oftalmologia, Fernando Vaz, "apresentou, numa carta datada de 27 de junho de 2025, a sua renúncia ao cargo de diretor do Serviço de Oftalmologia".

O conselho de administração diz que recebeu essa carta na passada terça-feira e que aceitou a demissão. Dois dias depois, na quinta-feira, a CNN noticiou que o Hospital de Braga celebrou, ao longo de 15 anos, contratos de mais de 27 milhões de euros com uma empresa de Fernando Vaz.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar