Médicos detetam material cirúrgico contaminado no Hospital Garcia de Orta
Situação levou a que fossem canceladas operações prioritárias este ano.
Os médicos do Hospital Garcia de Orta já tinham alertado, no ano passado, para o problema do material cirúrgico contaminado, revela uma reportagem da jornalista Ana Leal, transmitida no canal NOW.
O ‘Repórter Sábado’ teve acesso a fotografias de instrumentos que se encontravam contaminados antes da realização das cirurgias.
Este ano já foram canceladas operações prioritárias por este motivo. O hospital de Almada, depois de fechar a Unidade de Esterilização, passou a contar apenas com o serviço externo do SECH - Serviço de Esterilização Comum dos Hospitais, onde diariamente são esterilizados todos os instrumentos cirúrgicos de 26 unidades de saúde.
A jornalista Ana Leal falou com Flora Carvalho, que chefiou o serviço de esterilização do Garcia de Orta entre 2005 e 2012. “Cabe ao SECH investigar o porquê destas falhas. O material é todo rastreado. Conseguem perceber onde e quem é que cometeu estas falhas”, disse. O caso do Hospital Garcia de Orta não será único. Haverá outros hospitais com material contaminado. Nem o Garcia de Orta nem o SECH responderam às perguntas da jornalista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt