Médicos querem ministra da Saúde no tribunal

Bastonário diz que falta de clínicos coloca em causa a assistência.

18 de abril de 2019 às 08:55
Marta Temido, ministra da Saúde, com Miguel Guimarães, bastonário Foto: Lusa
Marta Temido, ministra da Saúde Foto: Lusa
Marta Temido, ministra da Saúde Foto: Lusa
Marta Temido Foto: David Martins

1/4

Partilhar

A Ordem dos Médicos (OM) vai agir, judicialmente, contra a ministra da Saúde, Marta Temido, sempre que a falta de especialistas nas várias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) coloque em risco a assistência ou até a segurança clínica.

A medida resulta do Fórum Médico - plataforma que reúne todas as associações e estruturas médicas - que ontem se realizou.

Pub

Ao Correio da Manhã, o bastonário da OM, Miguel Guimarães, explicou que "já existe uma equipa de advogados a estudar a melhor solução".

"Os médicos têm servido de bodes expiatórios e isto não pode continuar. A maioria já não quer ficar no SNS: basta olharmos para os resultados dos últimos concursos, onde quase metade das vagas ficaram por preencher", justifica o bastonário.

Pub

Em cima da mesa, está também uma greve setorial - em serviços e em hospitais com maior carência de especialistas, tal como o CM noticiou ontem.

"A paralisação está nas mãos da ministra: apelamos para que negoceie de forma séria com os sindicatos no dia 8 de maio", disse Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos.

Fórum Médico lança petição pela Saúde

Pub

O Fórum Médico (FM) vai promover a petição ‘Salvar o SNS’. Terá "objetivos concretos, que permitam diminuir as desigualdades sociais em saúde e cumprir a Lei", pode ler-se na carta do FM.

O documento será posteriormente entregue na Assembleia da República.

Bastonário atribui culpa também a Mário Centeno

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar