Atividade combate solidão
Exercícios garantem aumento da resistência física.
Chegam por recomendação médica. Trazem consigo problemas degenerativos, associados ao envelhecimento, ou procuram recuperar de sequelas deixadas por doenças súbitas. Encontram na água uma leveza que ajuda a realizar muitos movimentos quase impossíveis de concretizar em terra firme. É desta forma que a hidroterapia e a hidroginástica se tornam num hábito saudável para o corpo e para a mente dos mais velhos.
"A maioria das pessoas que frequentam as nossas aulas de hidroterapia e Hidro Sénior [ginástica aquática para pessoas acima dos 55 anos] vêm por indicação dos médicos. Quase 80% têm limitações nos ossos e articulações", explica ao CM Ana Louseiro, técnica de Educação Especial e Reabilitação e professora de hidroterapia do Ginásio Clube Português.
Muitos dos benefícios deste tipo de exercícios são físicos: aumento de massa muscular, maior flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Mas também o campo emocional ganha com esta ou qualquer outra atividade em grupo. "A maioria das nossas alunas são senhoras que ficaram viúvas ou estão sozinhas. Têm aqui um ponto de encontro, que é meio caminho andado para se sentirem bem fisicamente", conta Ana Louseiro.
A hidroterapia "é um conjunto de exercícios que são feitos com uma intensidade moderada a baixa, de forma a permitir aos utentes recuperar qualidade de vida e funcionalidade", descreve a professora, sublinhando que "aquilo que se pretende é que as pessoas consigam fazer a sua vida de forma independente" O peso da idade acaba por ser suavizado pela sensação de liberdade conseguida dentro de água. "Vão sentir que o corpo lhes dói menos, vão sentir que têm mais resistência", conclui a técnica de Reabilitação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt