page view

Jardins que passam a ginásios

Aulas de ginástica gratuitas para os mais velhos em Lisboa.

10 de outubro de 2015 às 10:32

Os movimentos são coordenados e os sorrisos fazem a atividade parecer simples. Mas, na verdade, estão a exercitar todos os músculos e a espantar as mazelas da idade. A maioria tem entre os 60 e os 80 anos. Não quiseram ficar em casa, mergulhados na solidão, e encontraram na iniciativa ‘Viver Melhor’, disponibilizada gratuitamente pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma alternativa. Três vezes por semana, o jardim do Mercado de Benfica é um dos seis pontos de encontro.

Durante 45 minutos, esquecem-se os problemas e as dores, enche-se o jardim de conversas e gargalhadas. "É um momento do dia em que têm companhia, falam comigo e com as amigas. Tira-as da solidão", explica ao CM a instrutora Maria João Santos.

No grupo, são raros os homens. "Às vezes, brincamos com isso porque eles estão no jardim a jogar às cartas mas não se levantam para fazer a atividade", revela. Uma falta de iniciativa criada "pela vergonha" e que só prejudica, já que "são muitos os benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e do sistema respiratório", conclui Maria João Santos. As aulas estão também desenhadas de forma a ajudar os idosos a "fortalecer os músculos e a ganhar equilíbrio".

Benefícios que Emília Lopes, de 79 anos, faz questão de exemplificar. "Tenho artrite reumatoide e há dez anos que andava sempre com uma muleta de apoio. Já fiz três aulas e desde então que não a uso", conta a reformada, que se apercebeu das aulas ao passar pelo jardim. Foi-se juntando, pondo a muleta de parte durante a atividade, e a experiência tem sido tão positiva que até já convidou uma vizinha para a acompanhar.

Mais resistência para enfrentar as escadas

Com 69 anos, Júlia Varela recusa-se "a ser velha". Há um ano que frequenta as aulas de ginástica em Benfica. "Antes, quase que não conseguia subir as minhas escadas. Agora, subo com facilidade", conta a reformada. Chega a fazer duas aulas por dia.

Exercício ajuda a pôr muletas de parte

"Tive um enfarte há dois anos e, nessa altura, vim para as aulas de ginástica com muletas. Hoje, já consigo andar sem elas em casa." É com orgulho e satisfação que Elsa Freire, de 69 anos, partilha com o CM as melhorias que conseguiu atingir ao frequentar as aulas de ginástica no jardim do Mercado de Benfica.

"Tenho muita força de vontade", assegura a reformada, que teve conhecimento da atividade gratuita através de uma amiga. Nas aulas de ginástica, encontrou companhia para percorrer o caminho da recuperação. Para trás ficou não só um enfarte como também um AVC. Um passado clínico complicado e ao qual se soma ainda a diabetes. "Sinto-me tão à vontade com a professora que até lhe peço para me dar a insulina", revela Elsa.

Iniciativa dura até ao final do ano 

O programa ‘Viver Melhor’ é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa há dois anos. De momento, está previsto que a iniciativa em vigor se prolongue até ao final do ano. A equipa é formada por três técnicos qualificados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8