Militares da GNR fazem parto em casa em Salvaterra de Magos

Prestados primeiros socorros a grávida de Marinhais. Mãe e bebé foram transportadas para o Hospital Distrital de Santarém.

20 de setembro de 2025 às 01:30
Recém-nascido Foto: Pixabay
Partilhar

Uma grávida de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, foi assistida em casa por dois militares da GNR, quando entrou o trabalho de parto, ao início da noite de quinta-feira. "Dado o alerta pelo 112, a primeira intervenção e os primeiros socorros foram realizados pelo militares", explicou o comandante do destacamento, alferes Mateus.

O guarda Carlos Azevedo explicou que, na habitação, prestou de imediato auxílio à parturiente dada a iminência do nascimento. "Quando nasceu fiquei com a bebé ao colo, tendo cortado o cordão umbilical", referiu, acrescentando que "face ao risco de um estado inicial de hipotermia segurou a menina nos braços para a manter aquecida", até à chegada dos profissionais de saúde.

Pub

"Senti um sentimento de felicidade. E o mais importante é que tanto a mãe como a bebé ficaram bem do ponto de vista da saúde", adiantou o militar de 26 anos.

Realizado o trabalho de socorro inicial pelos militares da GNR, chegaram, entretanto, à habitação elementos dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e também a equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Na ambulância dos bombeiros de Salvaterra de Magos, mãe e bebé foram transportadas para o Hospital Distrital de Santarém, acompanhadas pela equipa médica. Encontram-se em situação estável.

Pub
1 / 2
FOTO: Direitos Reservados
Militar Carlos Azevedo
FOTO: Direitos Reservados
Alferes Mateus

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar