page view

Mãe suspeita de provocar parto prematuro para matar bebé

Mulher de 40 anos investigada após morte de recém-nascido em Coruche. Já tinha tentado aborto há cinco semanas.

08 de setembro de 2025 às 18:35

Uma mulher de 40 anos está internada em estado grave no hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de perder o filho acabado de nascer. Mas o caso está a ser investigado pelas autoridades uma vez que há suspeitas de a mulher ter provocado o parto com o objetivo de que a criança nascesse sem vida.

De acordo com o jornal digital 'Notícias do Sorraia', a mulher deu entrada no Serviço de Atendimento Complementar (SAC) do Centro de Saúde de Coruche, em trabalho de parto, na manhã de domingo. O bebé nasceu com 26 semanas e três dias de gestação e entrou em paragem cardiorrespiratória. Apesar dos esforços da médica e enfermeira  presentes no local e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, entretanto acionada, não foi possível reverter a situação e o óbito foi declarado.

A mulher ficou em estado considerado grave e foi transportada pelos Bombeiros Municipais de Coruche para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde segundo o Notícias do Sorraia, ainda se encontra. O bebé foi também transportado para a mesma unidade hospitalar, com o objetivo de serem realizados diligências que permitam apurar as causas que levaram ao nascimento prematuro.

Alegadamente a mulher tentou realizar uma interrupção voluntária da gravidez há cerca de cinco semanas, quando o feto tinha 21 semanas. Mas terá sido impedida pelo médico uma vez que a Lei não permite a realização de um aborto depois das 10 semanas de gestação, ou em casos específicos, às 16 semanas em casos de violação, ou 24 semanas em casos de risco de malformação do feto.

A mulher é de nacionalidade portuguesa e vive num alojamento local em Coruche.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8