"Momento histórico": Quatro das seis barragens algarvias já fizeram descargas
Albufeiras da região estão com uma média de 82% da capacidade. Odelouca pode vir também a abrir as comportas.
As seis barragens algarvias estão, em média, com 82% da capacidade e quatro destas albufeiras já realizaram descargas. "Depois de 10 anos de seca, o Algarve vive um momento Histórico", destacou Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) nas redes sociais.
A barragem do Funcho foi a primeira a realizar uma descarga, há cerca de um mês. Seguiu-se a de Beliche, no dia 30; a do Arade, no dia 31; e Odeleite, esta sexta-feira. A necessidade de descarga em Odelouca está em avaliação, sendo "muito provável que siga o mesmo caminho". "Um cenário que muitos julgavam impossível está a acontecer", aponta o responsável pela APA, referindo-se às "descargas sucessivas nas barragens".
No total, as albufeiras da região contam com 366 hm³ armazenados, face a uma capacidade total de 446 hm³. A barlavento, a barragem da Bravura é a que regista menor percentagem de armazenamento: está com 55%, com 19,11 hm³. Arade está a 67% (com 18,99 hm³), Odelouca a 83% (129,68 hm³) e o Funcho a 85% (40,42 hm³). No Sotavento, Beliche está com 82% da capacidade (39,57 hm³) e Odeleite a 91% (117,76 hm³).
Para Pimenta Machado, este é um "momento sem paralelo no Algarve": "um sinal de esperança para as pessoas, para a agricultura, para o turismo e para o futuro da região".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt