Bactéria em hospital causa mais uma morte
Homem de 70 anos morreu em Coimbra.
Júlio Martins, 70 anos, estava a ser tratado a um cancro no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), quando foi infetado por uma bactéria. Acabou por não resistir e morreu a 15 de janeiro. "Apesar do quadro clínico do meu pai não ser muito animador, havia esperança. Mas depois de ter contraído a infeção, ao que tudo indica nos Cuidados Intensivos, tornou-se impossível reverter a sua condição", lamenta Nélson Martins, filho do septuagenário.
Júlio foi infetado com uma bactéria multirresistente – acinetobacter baumannii –, juntamente com mais duas pessoas. "Os três tiveram de ficar isolados por vários dias", relata Nélson. A família acabou por não autorizar a autópsia: "não sabemos se a infeção foi a causa direta da morte. Sabíamos que a sua situação já era difícil, por isso não quisemos arranjar bodes expiatórios", justifica o familiar.
Sobre este caso, o CM questionou o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, que não respondeu em tempo útil.
Na semana passada, foi noticiado que morreram três doentes no CHUC, desde o início do ano, devido a uma infeção causada pela bactéria klebsiella pneumoniae.
Segundo o CHUC informou na altura, estavam em isolamento 21 pessoas, oito das quais infetadas com a bactéria multirresistente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt