page view

Bactéria volta a matar em hospitais

Estão ainda em isolamento 21 pessoas portadoras da bactéria.

04 de fevereiro de 2016 às 01:16

Três doentes que estavam internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) morreram, desde o início do ano, devido a uma infeção causada pela bactéria multirresistente klebsiella pneumoniae. Outros três, também portadores da bactéria, morreram no mesmo período, mas devido a outras patologias. Recorde-se que em outubro de 2015 a mesma bactéria foi detetada em mais de 30 doentes do Hospital de Vila Nova de Gaia, tendo morrido oito pessoas com a klebsiella pneumoniae.

Em Coimbra, estão em isolamento 21 pessoas com a bactéria, oito das quais infetadas e as restantes colonizadas – não apresentam manifestações clínicas da infeção. José Pedro Figueiredo, diretor clínico do CHUC, recusa falar em surto. "O facto de identificarmos estes doentes nesta percentagem significa que não há razões para alarmismo social", sublinhou .

A situação foi detetada em janeiro. "Desde que o hospital tomou conhecimento, foi implementado um conjunto de medidas de prevenção que radicam na identificação dos doentes, no seu isolamento e numa monitorização permanente da sua evolução clínica", sublinhou. Entre os infetados, quatro estão em cuidados intensivos, um com prognóstico reservado e dois a evoluir favoravelmente. Nenhum está internado devido a patologia relacionada com a bactéria.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8