Morreu Nuno Portas, pai de Paulo Portas
Tinha 90 anos.
O pai do político Paulo Portas, Nuno Portas, morreu aos 90 anos. O arquiteto de profissão era também pai do falecido dirigente do Bloco de Esquerda, Miguel Portas, e de Catarina Portas.
A informação foi avançada, na manhã deste domingo, pela ex-mulher e mãe de dois dos filhos do arquiteto, Helena Sacadura Cabral.
Nuno Portas, nasceu em Vila Viçosa a 23 de setembro de 1934. Estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1959.
Dois anos antes de terminar a licenciatura começou a trabalhar no Atelier da Rua da Alegria, em Lisboa, com o também arquiteto Nuno Teotónio Pereira, onde ficou até 1974, assumindo nesse ano o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo (1974-1975).
Enquanto Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo lançou o SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, um programa estatal com o objetivo de atender às necessidades habitacionais de populações desfavorecidas no País "que veio a tornar-se uma referência ímpar na história da arquitetura nacional e até internacional em termos de participação popular em processos de desenho habitacional e urbano", explica a Ordem dos Arquitetos.
Nuno Portas foi investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 1963 e 1981, onde fundou o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo (1965).
Escreveu para várias revistas portuguesas e estrangeiras, tendo recebido o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de crítica de Arte em 1965. Dirigiu, de 1958 a 1970, a revista Arquitectura. Publicou, em 1984, Portogallo Architettura 1965-1990.
De acordo com a Ordem dos Arquitetos, Nuno Portas foi ainda consultor das Nações Unidas e da União Europeia tendo também colaborado com a República de Cabo Verde na preparação da sua primeira legislação urbanística. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1989-1994) e membro da Assembleia Municipal de Vila Viçosa.
Em atualização.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt