Mulher dependente de máquina de oxigénio desalojada após desabamento de telhado em Leiria

Sem apoio no local, um vizinho disponibilizou temporariamente uma casa para acolher a família, mas o imóvel também não tem água nem luz.

31 de janeiro de 2026 às 15:20
Partilhar

Uma família de nove pessoas ficou sem condições para viver na própria casa depois do telhado ter colapsado por completo, na localidade de Ponte da Pedra, em Leiria. A situação agravou-se com a chuva, que continua a entrar na habitação, apesar da colocação provisória de plástico para tentar minimizar os danos.

Entre os moradores está uma mulher que sofreu um AVC e tem dificuldades motoras, necessitando de ajuda constante. A família tem também um bebé. Segundo a moradora, a mãe da mesma utilizava uma máquina de oxigénio durante a noite, mas, após o equipamento ter ficado sem oxigénio na passada quinta-feira, foi necessário chamar o 112. A mulher foi transportada para o hospital, mas acabou por regressar a casa no próprio dia, depois de os médicos considerarem que já não necessitava de cuidados hospitalares.

Pub

No entanto, a habitação continua sem eletricidade, o que impossibilita o funcionamento da bomba de oxigénio e de outros equipamentos essenciais. A família tentou encontrar uma resposta alternativa junto de um centro de dia, mas foi informada de que a instituição não tem capacidade para acolher a doente.

Sem apoio no local, um vizinho disponibilizou temporariamente uma casa para acolher a família, mas o imóvel também não tem água nem luz. Ainda assim, é a única solução encontrada até ao momento, estando garantida apenas até ao mês de julho.

A família diz sentir falta de respostas concretas. O seguro já foi ativado, mas o perito ainda não se deslocou ao local para avaliar os estragos. 

Pub

A situação mantém-se por resolver, deixando uma família vulnerável sem condições mínimas de segurança e conforto, enquanto aguarda uma solução definitiva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar