Oeiras ajuda donos de animais
Autarquia combate o abandono animal, oferecendo comida e cuidados veterinários a famílias carenciadas com animais de companhia.
Quando o dinheiro que entra todos os meses em casa mal chega para pôr comida na mesa, muitas famílias optam por abandonar os animais de estimação para cortar nas despesas. Com o objetivo de combater esta tendência, a Câmara de Oeiras distribui comida e disponibiliza cuidados veterinários gratuitos a cães e gatos de famílias carenciadas.
"Este projeto nasce por uma questão de saúde pública e controlo de produção. Entendemos que não é digno para os animais estarem nas ruas e, portanto, através de uma política de esterilização e prestação de cuidados médicos conseguimos controlar as questões de saúde pública", explicou Nuno Neto, da Câmara Municipal de Oeiras, ao Correio da Manhã.
Filomena Barbosa, de 63 anos, é uma das pessoas ajudadas pela autarquia. Não quis revelar o número de animais que tem em casa, mas não esconde que tem dificuldade em alimentá-los. No entanto, apesar dos problemas financeiros serem um obstáculo, garante que abandonar os cães e gatos que lhe fazem companhia todos os dias nunca foi uma hipótese.
"Nunca na minha vida. Se condeno o abandono por parte das outras pessoas não ia ter a mesma atitude. Diariamente conto os meus gatos com medo que se abra uma porta e eles se escapem por qualquer motivo. Quero viver em paz e que eles sejam felizes", sublinhou Filomena, uma das donas apoiadas pela iniciativa do município.
A Animalife é a associação que torna possível a distribuição gratuita de ração às famílias carenciadas de Oeiras. O sucesso da iniciativa fez com que o trabalho da associação já começasse a ser solicitado por outras autarquias.
"Recebemos contactos de várias empresas, não só públicas mas também privadas, que manifestaram interesse em apoiar esta iniciativa. É cada vez mais visível a preocupação que as pessoas têm no apoio aos animais", acrescentou Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife.
Para o apoio na saúde dos cães e gatos, a autarquia conta com o apoio da Ordem dos Médicos Veterinários. A organização criou o projeto Médicos Veterinários para a Sociedade – Vet Solidário e disponibiliza ao município de Oeiras cheques veterinários que ajudam os donos a cuidar da saúde e bem-estar animal sem gastar dinheiro.
As famílias do concelho que quiserem beneficiar desta iniciativa apenas têm de se inscrever no site da Câmara Municipal ou ir a qualquer ponto de atendimento. Com estes programas, em Oeiras sobra pouca margem para desculpas que tentem justificar o abandono de um animal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt