page view

Cães e humanos criam laços através do olhar

'Hormona do amor' é a responsável por esta relação.

20 de abril de 2015 às 09:43

Acredita que existe amor entre cães e donos?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Acredita que existe amor entre cães e donos?

Tal como uma mãe se apaixona por um filho ao olhar para ele, o mesmo acontece entre os cães e os seus donos. Esta é a conclusão de um novo estudo japonês, publicado na revista Science.A oxitocina, a hormona responsável pelo afeto entre humanos, também aumenta quando um cão olha nos olhos do dono. Um efeito que acaba por se refletir no próprio animal.

Para chegar a esta conclusão, Takefumi Kikusuim, da Universidade de Azabu, no Japão, colocou 30 donos e cães numa sala durante 30 minutos. "A duração do olhar por parte do cão influenciava os níveis de oxitocina tanto da pessoa como do animal", afirmam os investigadores, ao medirem os níveis desta hormona na urina, antes e depois da interação. Quanto mais tempo o dono e o cão olhassem um para o outro, maiores eram os níveis.

Oxitocina resulta da domesticação

Já a mesma experiência feita em lobos não mostrou estes resultados, permitindo concluir que este mecanismo de relações emocionais foi desenvolvido ao longo dos anos, durante a domesticação do cão.

Numa segunda fase, os cientistas colocaram, por via nasal, soro fisiológico nuns cães e oxitocina noutros, para perceber se isto provocava alterações no tempo que os animais olhavam para os donos e mudanças nos níveis da hormona. E concluiram que, de facto, os animais que receberam a hormona antes da interação olhavam durante mais tempo para os donos e estes tinham maiores níveis de oxitocina no final da interação.

Diferença entre sexos

Mas este efeito não foi geral: só se verificou nas cadelas e não nos machos. "Não percebemos o porquê desta diferença entre sexos", afirmou num outro artigo Evan McLean, da Universidade de Duke (EUA), apesar de saber que esta também se manifesta nos seres humanos.  

O investigador norte-americano afirmou ainda que este estudo mostra quão benéfica a relação entre humanos e cães pode ser "para pessoas com autismo ou stress pós-traumático - condições para as quais a oxitocina está a ser usada como tratamento experimental".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8