page view

Cães e donos postos à prova por cientista

Roger Abrantes desafiou donos de cães a mostrar o que aprenderam em seminário sobre treino de animais.

04 de novembro de 2014 às 09:53

Cães e donos postos à prova em seminário com cientista

Quem participou no seminário Os 20 princípios que todos os treinadores de animais devem conhecer, que se realizou no fim de semana em Torres Vedras e foi conduzido pelo etólogo (cientista especializado em comportamento animal) Roger Abrantes, foi desafiado no domingo (2 de novembro), o último dia do evento, a mostrar o que aprendeu sobre treino animal. O cientista chamou cães e donos ao palco para comprovar se todos tinham aprendido bem a lição.

Enquanto alguns donos ainda mostraram dificuldade em controlar os cães, outros comprovaram que não é o cão quem manda lá em casa. "Dedico cerca de três horas por dia ao treino do meu cão", explicou ao Correio da Manhã Teresa Serrano, de 48 anos, depois de ter dominado o animal de estimação perante as mais de 100 pessoas do seminário.

Costuma treinar o seu cão?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Costuma treinar o seu cão?

Também durante a tarde de domingo, Roger Abrantes terminou de explicar Os 20 princípios que todos os treinadores de animais devem conhecer, sublinhando que os pontos são aplicáveis a todos os animais, "têm é de se adaptar a cada espécie".

O diretor científico do Instituto de Etologia de Cambridge chegou a mostrar um vídeo de um gato que se senta após ordem do dono. "Pedir a um gato que obedeça, seguindo os nossos sinais, é mais difícil do que pedir a um cão", sublinhou Roger Abrantes.

Dificuldades entre cães e donos são universais

Esta foi a primeira vez que Roger Abrantes deu um seminário sobre treino animal em Portugal. No entanto, já conta com dezenas de eventos deste género no currículo, realizados um pouco por todo o mundo. De acordo com o cientista, apesar de os países mudarem, as dificuldades dos donos em romper com hábitos que já estão criados são universais.

"As pessoas sentem dificuldades em agir com naturalidade em relação ao animal. Hoje em dia têm mais instrumentos teóricos e ferramentas, mas a habilidade de se usarem a si próprios para comunicar com o animal é inibida", acrescentou o cientista especializado em comportamento animal.

Um dos conselhos que Roger Abrantes deixou aos donos para que melhorem a relação com os animais de estimação é a realização de treinos em ambientes sossegados, "pobres de estímulos".

1 / 20

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8