Operadora de rede espanhola deteta variações bruscas e alerta para risco de novo apagão
Red Elétrica espanhola solicitou medidas urgentes para a mudança nos procedimentos operacionais no sistema.
A operadora de rede de Espanha veio alertar para o risco de um novo apagão, de acordo com um comunicado emitido esta quarta-feira. Em causa estão "flutuações repentinas de tensão no sistema elétrico peninsular", verificadas nas últimas duas semanas, que podem impactar a "segurança do fornecimento".
Perante a situação, a Red Elétrica solicitou medida urgentes para a mudança nos procedimentos operacionais no sistema, adianta o El País.
As alterações solicitadas vão ser de caráter temporário e terão um custo superior para os consumidores, de acordo com a Comissão Nacional de Mercado e Concorrência.
"De acordo com as informações fornecidas à CNMC pelo operador do sistema, as rápidas variações de tensão registadas nas últimas duas semanas, mesmo estando as tensões sempre dentro dos limites estabelecidos, podem potencialmente desencadear desconexões da procura e/ou geração que acabem por desestabilizar o sistema elétrico", refere o comunicado emitido.
A evolução implementada no sistema nos últimos anos levou a que este tipo de problemas começassem a surgir, adianta a Red Elétrica.
Ainda que, depois do apagão ocorrido na Península Ibérica em abril do ano passado, a CNMC tenha atualizado o procedimento operacional para evitar este tipo de problemas, ainda não foi feita a sua aplicação, como informa o El País.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt