Planeta Marte tem água salgada

NASA confirmou a existência de água, em estado líquido.

29 de setembro de 2015 às 03:16
Partilhar

A NASA, agência espacial norte-americana, revelou ontem ter descoberto vestígios que confirmam a presença de água extremamente salgada, no estado líquido, em Marte. Com o fim de um mistério, outro ganha força: a existência de vida no planeta vermelho.

"Marte não é o planeta seco e árido que pensámos que fosse. Sob certas circunstâncias, foi encontrada água em estado líquido", afirmou Jim Green, o diretor de Ciência Planetária da NASA, numa conferência de imprensa. A revelação abre a porta "à possibilidade de existir vida em Marte", assumiu John Grunsfeld, astronauta e responsável da agência espacial.

Pub

Os "resultados fascinantes" levam Grunsfeld a defender que é cada vez mais "imperativo que enviemos astrobiologistas e cientistas planetários para Marte para explorar se existe vida no planeta". Um cenário que o astronauta acredita vir a tornar-se real "num futuro próximo".

A probabilidade de ser encontrada vida extraterrestre no planeta vermelho pode ter ganho uma nova força, mas são muitas as questões que a NASA tem ainda por responder. Os cientistas desconhecem a origem desta água salgada, que surge nas encostas das crateras de Marte apenas durante aquilo a que chamam o verão do planeta. A temperatura ronda os -23ºC nessa altura e é a presença de perclorato (uma espécie de sal) que evita que a água passe ao estado sólido.

Pub

Apesar de se encontrar em estado líquido e ser salgada, a água de Marte está muito longe da ideia de água terrestre. "Trata-se de um fluido viscoso devido à riqueza de sais que possui", explica ao CM Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, sublinhando que "não há ainda tecnologia" para levar cientistas a Marte nos próximos anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar