Pneumonia é responsável por 16 mortes diárias em Portugal
País continua a ter uma das taxas de mortalidade mais elevadas da Europa.
A pneumonia continua a ser a principal causa de mortalidade respiratória em Portugal, com cerca de 16 óbitos diários. No Dia Mundial da Pneumonia, Pilar Azevedo, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, assinala que a infeção "representa um importante problema de saúde pública, dada a sua associação com longos períodos de internamento hospitalar, elevados custos assistenciais e uma taxa de mortalidade particularmente elevada, sobretudo em idosos e doentes crónicos”.
Portugal continua a ter uma das taxas de mortalidade mais elevadas da Europa, com valores superiores a 57 mortes por 100 mil habitantes, sendo responsável por, aproximadamente, 4,2% da mortalidade total no país.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia recorda que em 2023 registaram-se cerca de 5042 óbitos por pneumonia, o que representa um aumento face ao ano anterior. “Esta mortalidade elevada está relacionada com o envelhecimento da população, o elevado número de comorbilidades e fatores de risco, como o tabagismo e a imunossupressão”, refere a médica pneumologista.
A pneumonia é também responsável por cerca de 80 internamentos hospitalares diários. A idade média dos doentes internados por pneumonia é de 76,8 anos, sendo que a maioria apresenta pelo menos uma comorbilidade e 8,9% têm três ou mais comorbilidades associadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt