Porto ganha fiéis na rota de Santiago

81 mil peregrinos fizeram o trajeto em Portugal rumo à Galiza.

10 de fevereiro de 2019 às 10:13
Sinalética dos Caminhos de Santiago em Portugal será valorizada Foto: Luís Vieira
Sinalética dos Caminhos de Santiago em Portugal Foto: Luís Vieira

1/2

Partilhar

Portugal ganha um peso crescente no número de peregrinos presentes em Santiago de Compostela, na Galiza. No último ano chegaram a esta cidade espanhola 81 mil fiéis que iniciaram o trajeto no nosso país. Valor que representa um em cada quatro dos 327 mil peregrinos. O Porto é já a segunda cidade para o início da peregrinação, a seguir a Sarria, na Galiza.

Perante o interesse crescente dos Caminhos de Santiago em Portugal, o Governo aprovou a criação da comissão de coordenação dos Caminhos de Santiago e estabeleceu os critérios aplicáveis à certificação do percurso.

Pub

"Aqui ao lado, na vizinha Espanha, existe já há bastante tempo um procedimento criado para a certificação, para a sinalética, para definir claramente o que é que são partes do Caminho de Santiago, o que deve acontecer e de que maneira", disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca."

O objetivo é criar condições para o reconhecimento internacional e integração do caminho português no conjunto de caminhos oficiais. Em Espanha e França os caminhos integram o Património da Humanidade da UNESCO.

Pub

Jacobeu em 2021 surge como oportunidade

A celebração do Jacobeu, Ano Santo de Santiago de Compostela, em 2021, gere um ganho económico. "O peregrino gera riqueza por onde passa", disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

PORMENORES 

Pub

Percurso pela costa

A valorização do Caminho da Costa (Viana do Castelo, Valença, Cerveira, Caminha, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Maia e Porto) custa 1,7 milhões de euros.

Caminho de Torres

Pub

Um outro caminho a ser valorizado em um milhão de euros é o designado ‘Caminho de Torres’, que percorre localidades dos vales do Tâmega e Sousa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar