Portugal distinguido pela ONU e OMS pelo controlo e prevenção da obesidade

Governo recorda a adoção em 2019 de legislação a restringir a publicidade a alimentos não saudáveis dirigida a crianças e a introdução do imposto sobre as bebidas açucaradas.

26 de setembro de 2025 às 19:11
Portugal distinguido pela ONU e OMS pelo controlo e prevenção da obesidade Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Portugal foi distinguido pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo programa de controlo e de prevenção da obesidade, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde, salientando que a distinção sublinha "o trabalho pioneiro" da última década.

"Esta distinção sublinha o trabalho pioneiro que Portugal tem desenvolvido ao longo da última década na prevenção da obesidade, com especial enfoque na criação de ambientes alimentares mais saudáveis", diz o Ministério num comunicado.

Pub

No documento explica que se tratou do prémio 2025 Task Force Award, do Departamento das Nações Unidas para a Prevenção e Controlo das Doenças não Transmissíveis. Este ano o prémio foi para países e organizações que se destacaram no controlo e prevenção da obesidade.

Trata-se, diz o Ministério, de um galardão que "reconhece o compromisso de Portugal e o trabalho da Direção-Geral da Saúde (DGS) com a saúde pública, com a promoção de uma alimentação saudável e que assinala, igualmente, a capacidade de mobilizar diferentes setores da sociedade para transformar os ambientes alimentares, protegendo, sobretudo, as crianças e apoiando toda a população na adoção de escolhas alimentares mais saudáveis".

No comunicado o Governo recorda a adoção em 2019 de legislação a restringir a publicidade a alimentos não saudáveis dirigida a crianças, a introdução do imposto sobre as bebidas açucaradas, legislação para a oferta alimentar nas escolas e em outras instituições públicas e o acordo nacional para a reformulação de produtos alimentares.

Pub

Segundo o Ministério, Portugal também foi reconhecido pelo "papel de liderança" a nível europeu e internacional, através da coordenação, desde 2016, da Rede Europeia de Ação da OMS para reduzir a pressão do 'marketing' sobre as crianças, bem como pela participação em outras redes e projetos de combate à obesidade.

Lançados em 2018, os prémios da "United Nations Inter-Agency Task Force" (UNIATF) reconhecem a excelência na ação multissetorial para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com as Doenças Crónicas Não Transmissíveis.

O prémio foi entregue à secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, na quinta-feira em Nova Iorque, num evento à margem da 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar