Prepare-se: Sol durante o dia e muito frio à noite

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão começar a baixar já esta quarta-feira.

12 de janeiro de 2022 às 08:45
Partilhar

Depois de um mês de dezembro quente e seco - o quarto mais seco desde 1931 -, a que se seguiu uma semana de transição com chuva e alguma neve, eis que o frio vai chegar em força sobretudo durante a noite, com a formação de geada. Será que, como diz o ditado, “um janeiro geoso traz um ano formoso?”.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão começar a baixar já esta quarta-feira, sendo que a partir de amanhã as mínimas vão descer para valores abaixo de zero nos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. O vento vai agravar a sensação térmica. Na serra da Estrela, os termómetros vão chegar aos sete graus negativos. Também em alguns locais do interior do Alentejo os termómetros se vão aproximar dos zero graus. Para Lisboa, estão previstas mínimas entre os 3 e 5 graus. Só mesmo a região do Algarve vai escapar a esta vaga de frio que vai afetar o País.

Pub

Durante o dia as temperaturas sobem e o sol vai predominar, pelo que vão também prevalecer os ditados de que “a água em janeiro vale dinheiro” e que “em janeiro acende a fogueira e senta-te à lareira”. Não está prevista chuva para os próximos dez dias para Portugal continental.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar