Está em isolamento devido à Covid-19? Saiba como fazer o voto antecipado

Pessoas confinadas até ao dia 14 de janeiro podem votar se estiverem a fazer o isolamento na área de residência de recenseamento. 

14 de janeiro de 2021 às 14:48
Eleições xxx Foto: Lusa
Partilhar

Em conferência de imprensa, o Governo anuncia que as pessoas confinadas até ao dia 14 de janeiro podem votar se estiverem a fazer o isolamento na área de residência de recenseamento. 

Os idosos a residir em lares podem também votar de forma antecipada "nos moldes daqueles que estão confinados".

Pub

O secretário de Estado e Adjunto da Administração Interna avançou que esta quinta-feira há já 534 cidadãos que, apesar de estarem em confinamento, já se inscreveram para votar. 

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições legislativas de 2019.

Pub

Assim, quem quiser antecipar o seu voto para 17 de janeiro, numa qualquer câmara municipal, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tem de o fazer até ao final desta qiunta-feira.

O pedido pode ser feito por via eletrónica junto do Ministério da Administração Interna no "site" www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna.

Pub

No dia 17 de janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em outubro pela Assembleia da República.

Confinamento obrigatório

Relativamente aos eleitores em confinamento obrigatório, devido à Covid-19, Eduardo Cabrita garante que poderão registar-se entre dia 14 e 17 de janeiro para o exercício de voto antecipado, que será exercido nos dias 19 e 20.

Pub

Há um mecanisco criado para estas situações, em que equipas das câmaras municipais recolherão o boletim de voto destes eleitores, revela o ministro.

As Forças de segurança também vão apoiar a logística de recolha de votos para quem está em confinamento obrigatório.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar