Proposta solução para colocações de professores
Fenprof sugere recolocação de docentes que o desejarem.
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) propôs esta sexta-feira uma solução para o problema dos docentes dos quadros de zona pedagógica (QZP) que foram colocados a centenas de quilómetros de casa. A proposta passa por permitir que os professores que assim o desejarem possam concorrer e ser recolocados através da Reserva de Recrutamento, concurso que deverá realizar- -se na próxima semana.
"A Fenprof defende que os docentes que o pretendam deverão poder manifestar a intenção de, no âmbito da primeira reserva de recrutamento (RR), serem recolocados em função das preferências por si manifestadas", afirmou o secretário-geral Mário Nogueira, que espera pela marcação de uma reunião no Ministério da Educação (ME) para apresentar a proposta.
Nas listas anunciadas dia 25 de agosto, foram colocados apenas docentes em horários completos, ao contrário do que é habitual, o que levou a que muitos professores dos quadros ficassem mais afastados das respetivas áreas de residência.
Os professores já colocados são os mais graduados e podem agora ser ultrapassados por docentes mais jovens, que serão colocados na primeira RR, na qual já serão disponibilizados horários incompletos.
A Fenprof revelou ainda que nesta fase existem 2352 professores do quadro com horários zero (sem turmas para ensinar), o que representa um aumento de quase 50% face aos 1572 do ano passado. O ME desvaloriza e nota que muitos ainda terão horários atribuídos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt