Não faça a cama se quiser matar os ácaros
Cientista britânico afirma que é essencial eliminar a humidade.
Os ácaros estão por toda a parte e libertam alergénios que são normalmente inalados durante o sono e podem provocar asma. Cada vez que nos deitamos, estamos a partilhar a cama com cerca de um milhão e meio destes microorganismos.
A solução para eliminar ácaros pode passar por não fazer a cama, disse o cientista britânico Stephen Pretlove em entrevista à BBC. "Sabemos que os ácaros só podem sobreviver absorvendo a água presente na atmosfera com pequenas glândulas no exterior dos seus corpos. Algo tão simples como deixar a cama por fazer durante o dia pode retirar a humidade dos lençóis e colchão, o que leva os ácaros a morrerem por desidratação", explica o professor da Universidade de Kingston, em Londres.
Mas esta opinião não é unânime. Andrew Wardlaw, da British Society for Allergy and Clinical Immunology, afirmou que a maioria dos lares é húmido o suficiente para que os ácaros continuem a existir, independentemente do estado dos lençóis: "acho muito difícil que simplesmente não fazer a cama tenha algum impacto no que toca à humidade."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt